Sem crises existenciais #9 — Podcast tá ligado?

Giovanna Marques

2/10/2021

E a atitude do filósofo é a de encarar como inédito tudo e todas as coisas.

Quem sou eu?

Todo dia é um novo dia, um novo eu, um novo você.. todos os dias.. mas será que todos os dias é realmente um novo dia? isso depende de você… das suas ideias, atitudes e mudanças.

“Viver significa lutar.” Sêneca

Espero que gostem, Tamo junto! ❤

Link Podcast Spotify

Todo ser humano (Homo sapiens) é repleto de dúvidas, somos criados, nascemos, crescemos e morremos.

Como não se perguntar quem somos? de onde viemos? e para onde vamos?

E onde estão estas respostas? Qual é a nossa natureza humana?

A minha natureza humana é de infinitas possibilidades e oportunidades todos os dias.

Sou a Giovanna Marques e tenho 22 anos.

Sou uma loucura de questionamentos em pessoa, todos os dias.

Sempre aprendendo e ensinando. Sou da área da Filosofia e da Tecnologia.

Baseada em dados, vivencias e manobras. Skateboard. 🔥🛹

E acredito sim, que todos somos questionadores da vida, e como na ciência o ser humano é uma espécie viva

diferente das demais por possuir inteligência, razão, emoções, sentimentos e várias outras evoluções

complexas de nossa consciência. Estou escrevendo, e vocês lendo. Estamos nos conectando sempre.

E a atitude do filósofo é a de encarar como inédito tudo e todas as coisas. Sempre se perguntar, interpretar, se posicionar, criar e perder costumes, aprender e criar hábitos.

E com vários meios de aprendizado, e várias teorias filosoficas.. as principais escolas filosóficas do Período Helenístico foram o cinismo, o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo. Todas procuravam, basicamente, estabelecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, através da ausência do sofrimento, chegar à felicidade e ao bem-estar.

Bem resumidamente..

Cinismo foi uma escola filosófica grega que levava ao extremo a tese socrática, aproximadamente no ano 400 a.C., estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e a existência nômade que levavam.

Ceticismo é qualquer situação de questionamento em relação a algum conhecimento, fatos e opiniões. A

doutrina de questionamento foi fundada no século IV a.C., onde acreditam que os indivíduos não vão chegar

a nenhuma certeza dessas perguntas sobre a vida ou ciência.

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados. Com equilíbrio, dividindo os prazeres em duas categorias: imediatos e duradouros.

E o Estoicismo, início do século III a.C. propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza, vivendo em harmonia própria com a humanidade e com o universo. Universo governado por razão e pela lógica.

A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.

E assim como tudo, Ying Yang. Pode percebe-se também a ignorância, sendo um modo de pensar. Assim como tudo, a filosofia tem toda a questão ética moral e como viver uma vida feliz tendo seus princípios. A busca pela felicidade e pelo ego. Tendo o bem e o mal, lado positivo e negativo sempre em equilíbrio.

E vou contar um pouco sobre as atitudes filosóficas do cotidiano, no que vivemos e que precisam ser refletidas, nessa era dos dados e da informação desnecessária.

A psicoterapia existencial por exemplo é outra forma de psicoterapia baseada no modelo da natureza humana, no existencialismo, e na experiência desenvolvida pela tradição existencial da filosofia europeia no pressuposto que o ser humano é livre para fazer escolhas, com vivências e experiências através da psicologia.

O existencialismo se concentra em conceitos universalmente aplicáveis à existência humana, incluindo morte,

liberdade, responsabilidade e significado das nossas vidas…

Ao invés de considerar as experiências humanas como ansiedade e depressão como presença de uma doença mental, a psicoterapia existencial vê essas experiências como estágios naturais em um processo normal de desenvolvimento e amadurecimento do ser humano. Mas sofrido né?

E para o existencialismo, o ser humano é a primeira “existência”, para depois ser “essência”.

Significa que não existe uma natureza que determine o que o indivíduo será. Ou seja, sua essência só é formada após existir. Ela é formada através de suas vivências e experiências, da sua liberdade e responsabilidade de fazer escolhas.

“O segredo da felicidade e o cúmulo da arte é viver como todo mundo e ser como ninguém” — Simone de Beauvoir

Eu realmente sou o que faço todos os dias, sou as minhas vivencias e experiências…

“Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.” — Platão

Negar as certezas do senso comum, do padrão, da rotina, é o primeiro momento do método proposto pela filosofia. Negar é questionar, é prever uma outra possibilidade.

Platão afirmava sobre a importância do olhar crítico sobre a realidade e a necessidade da busca por novos saberes. E se posso me impor, o outro também pode certo?

E tem perguntas que nunca vamos encontrar respostas realmente eficazes. E esta tudo bem, o processo é o mais importante. O questionamento que pode até não ser necessário. A iniciativa de coragem a transceder, avaliar, atribuir sentido, buscar e transformar sempre que puder.

E esse papo de sou o que sou, sou o que estudo, sou o que vivi, mas será o que será que sou? será que sou mesmo o meu passado? sou o meu futuro? sou o tempo?

Tem filosofias sobre o tempo, escute meu podcast de uns tempos passados aqui rsrs 🔍

E será que sou o que pareço ser? Será que sou o que pensas que sou? ou será que sou como as pessoas que vivencio?

Não custa nada tentar pensar né? tentar…

Sem conclusões precipitadas, temos a comunicação, o questionamento, a educação, o respeito. As pessoas nos ensinam todos os dias, nos surpreendem todos os dias.

Com a frase “olhar outra vez”, mantendo o respeito, trazendo confiança, humildade. E com respeito que se contradiz, se consegue conversar, criar, melhorar, aprender, e ensinar e tudo nessa vida.. E melhorando a qualidade de seu pensamento também, se permitindo conhecer o mundo que são as outras pessoas.

E pessoas são pessoas né? Não preciso definir mas, temos tantas preocupações desnecessárias, intensas, excessivas e persistentes. Temos medo de situações cotidianas. Estamos no século XXI, geração Z.

E com muitos acontecimentos, muitas informações. E sempre é mais fácil falar do que fazer, sempre vai ter quem soma e quem some. Tem quem saiba falar mas não sabe ouvir. Mas tem quem escute e se inspire, então faça! Pra mim só faz sentido tentar.

“A natureza não faz nada em vão.” — Aristóteles

E percepções mudam todos os dias, e todos os dias poderiam ter sido diferentes em várias outras dimensões paralelas por ai, mas ai ta a brincadeira de parar pra pensar que quase nunca é o que você pensou que iria ser.

O que eu sei que ainda não sei? O que eu posso fazer para melhorar? Que daora conseguir depois da iniciativa, seja depois de muito sacrifício ou de prima como dizem skatistas..

E é certo, muito bom conseguir, mas também respeitar as experiências que não poderão se repetir. Tem coisas que da pra mudar o rumo ai nas outras dimensões como mencionei, com as tentativas, estamos aqui para aprender, viver, tentar.. mas como Sócrates dizia “Só sei que nada sei” ou como Sêneca“Não sou sábio.. nem serei” (“non sum sapíens… nec ero”) com todo o processo de crescimento e desenvolvimento.

Exemplos de Filósofos Existencialistas

- Jean-Paul Sartre

- Soren Kierkegaard

- Martin Heidegger

- Friedrich Nietzsche

- Albert Camus

- Simone de Beauvoir

E o termo sábio então equivalia a virtuoso e honesto.. Dizem que o forte aprende com os erros, e os sábios com os outros.

Aventuras.. a virtude tem seus belos significados para uma vida feliz…

Outra frase de Sêneca era que “Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.”

E o ser humano na existência complexa o quanto for, a felicidade e a virtude vem a desejar. Estar bem contigo mesmo perante todas essas situações que passamos vira vivências e características nossas que ninguém tira.

Nos temos racicínio lógico, sabedoria, autoconsciencia, racionalidade, capacidades de expressão, criação, comunicação, organização e em grandes evoluções. O conhecimento se expande a cada momento, a cada pessoa a sua direção.

“Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.” — Aristóteles

A filosofia me ajuda todos os dias, todos os dias eu ando filosofando por ai, e pretendo muito mais. Tentar fazer me ajuda a aprender, aplicar me faz entender cada vez mais. Tentando sempre criar constancias, habitos e adquirindo cada vez mais auto conhecimento…