Jogo Pedra Papel e Tesoura em C#

Giovanna Marques

1/12/20222 min read

Segue desenvolvimento do jogo pedra papel e tesoura na linguagem C# (Csharp) no console usando o Visual Studio Community.

O jogo na verdade funciona com o comando de um sinal realizado pela mão, cada jogador mostra um sinal de um dos elementos (Pedra, Papel e Tesoura ou Rock Paper Scissors Game in C#).

Quem representar o mais fraco perde, e o mais forte ganha conforme regras.

A pedra quebra a tesoura.
A tesoura corta o papel.
O papel embrulha a pedra.

Os movimentos representando são:

Punho fechado para pedra.
Mão aberta para papel.
Dedos indicador e médio em formato de “V”, para tesoura.

Aprenda mais sobre o fluxo

O fluxo do código será esse:

  1. Dar a opção de escolher pedra, papel ou tesoura

  2. Ler a resposta do usuário

  3. Computador escolhe um elemento aleatoriamente

  4. Valida quem escolheu o mais forte

  • Se o usuário coloca pedra -> O computador escolheu o papel, lamento perder… o papel ganha para a pedra

  • Se o usuário coloca papel -> O computador escolheu a tesoura, lamento perder… o papel perde para a tesoura

  • Se o usuário coloca tesoura -> O computador escolheu pedra, lamento perder… a pedra perde ganha para a tesoura.

  • Se a resposta for incorreta -> Você deve escolher pedra, papel ou tesoura!

O código então precisando seguir as regras fica da seguinte forma:


using System;

namespace JogoPedraPapelTesoura
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine(“Você pode escolher pedra, papel ou tesouran”);
string userChoice = Console.ReadLine();

Random r = new Random();
int computerChoice = r.Next(4);

if (computerChoice == 1)
{
if (userChoice == “pedra”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu pedra, é um empate”);
}
else if (userChoice == “papel”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu papel, é um empate”);
}
else if (userChoice == “tesoura”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu tesoura, é um empate”);
}
else
{
Console.WriteLine(“Você deve escolher pedra, papel ou tesoura!”);
}
}
else if (computerChoice == 2)
{
if (userChoice == “pedra”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu o papel, lamento perder… o papel ganha para a pedra”);
}
else if (userChoice == “papel”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu a tesoura, lamento perder… o papel perde para a tesoura”);

}
else if (userChoice == “tesoura”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu pedra, lamento perder… a pedra perde ganha para a tesoura”);
}
else
{
Console.WriteLine(“Você deve escolher pedra, papel ou tesoura!”);
}
}
else if (computerChoice == 3)
{
if (userChoice == “pedra”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu a tesouran Pedra ganha de tesoura”);
}
else if (userChoice == “papel”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu a pedran papel ganha da pedra”);
}
else if (userChoice == “tesoura”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu papel, tesoura ganha de papel”);
}
else
{
Console.WriteLine(“Você deve escolher pedra, papel ou tesoura!”);
}
}
Console.ReadLine();
}
}
}

Radom

Random representa um gerador de número pseudoaleatório, que é um algoritmo que produz uma sequência de números que atendem a certos requisitos estatísticos de aleatoriedade. Ele gera uma sequência de números aleatórios cuja distribuição difere da distribuição uniforme gerada pelo Sample método da classe base. Ele substitui o Sample método para fornecer a distribuição de números aleatórios e substitui o Random.Next método para usar séries de números aleatórios.

A instrução if

Uma if instrução pode ser qualquer uma das duas formas a seguir:

  • Uma if instrução com else uma parte seleciona uma das duas instruções a executar com base no valor de uma expressão booliana

  • Aprenda mais sobre aqui no site da Microsoft

— -

Esse foi um dos códigos realizados no começo do meu desenvolvimento.

Muito usado em entrevistas de emprego pra vagas júnior.

Obrigada pela leitura 🔍🌱