Jogo Pedra Papel e Tesoura em C#
Giovanna Marques
1/12/20222 min read
Segue desenvolvimento do jogo pedra papel e tesoura na linguagem C# (Csharp) no console usando o Visual Studio Community.
O jogo na verdade funciona com o comando de um sinal realizado pela mão, cada jogador mostra um sinal de um dos elementos (Pedra, Papel e Tesoura ou Rock Paper Scissors Game in C#).
Quem representar o mais fraco perde, e o mais forte ganha conforme regras.
A pedra quebra a tesoura.
A tesoura corta o papel.
O papel embrulha a pedra.
—
Os movimentos representando são:
Punho fechado para pedra.
Mão aberta para papel.
Dedos indicador e médio em formato de “V”, para tesoura.
—
Aprenda mais sobre o fluxo
O fluxo do código será esse:
Dar a opção de escolher pedra, papel ou tesoura
Ler a resposta do usuário
Computador escolhe um elemento aleatoriamente
Valida quem escolheu o mais forte
—
Se o usuário coloca pedra -> O computador escolheu o papel, lamento perder… o papel ganha para a pedra
Se o usuário coloca papel -> O computador escolheu a tesoura, lamento perder… o papel perde para a tesoura
Se o usuário coloca tesoura -> O computador escolheu pedra, lamento perder… a pedra perde ganha para a tesoura.
Se a resposta for incorreta -> Você deve escolher pedra, papel ou tesoura!
—
O código então precisando seguir as regras fica da seguinte forma:
using System;
namespace JogoPedraPapelTesoura
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine(“Você pode escolher pedra, papel ou tesouran”);
string userChoice = Console.ReadLine();
Random r = new Random();
int computerChoice = r.Next(4);
if (computerChoice == 1)
{
if (userChoice == “pedra”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu pedra, é um empate”);
}
else if (userChoice == “papel”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu papel, é um empate”);
}
else if (userChoice == “tesoura”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu tesoura, é um empate”);
}
else
{
Console.WriteLine(“Você deve escolher pedra, papel ou tesoura!”);
}
}
else if (computerChoice == 2)
{
if (userChoice == “pedra”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu o papel, lamento perder… o papel ganha para a pedra”);
}
else if (userChoice == “papel”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu a tesoura, lamento perder… o papel perde para a tesoura”);
}
else if (userChoice == “tesoura”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu pedra, lamento perder… a pedra perde ganha para a tesoura”);
}
else
{
Console.WriteLine(“Você deve escolher pedra, papel ou tesoura!”);
}
}
else if (computerChoice == 3)
{
if (userChoice == “pedra”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu a tesouran Pedra ganha de tesoura”);
}
else if (userChoice == “papel”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu a pedran papel ganha da pedra”);
}
else if (userChoice == “tesoura”)
{
Console.WriteLine(“O computador escolheu papel, tesoura ganha de papel”);
}
else
{
Console.WriteLine(“Você deve escolher pedra, papel ou tesoura!”);
}
}
Console.ReadLine();
}
}
}
Radom
Random representa um gerador de número pseudoaleatório, que é um algoritmo que produz uma sequência de números que atendem a certos requisitos estatísticos de aleatoriedade. Ele gera uma sequência de números aleatórios cuja distribuição difere da distribuição uniforme gerada pelo Sample método da classe base. Ele substitui o Sample método para fornecer a distribuição de números aleatórios e substitui o Random.Next método para usar séries de números aleatórios.
A instrução if
Uma if instrução pode ser qualquer uma das duas formas a seguir:
Uma if instrução com else uma parte seleciona uma das duas instruções a executar com base no valor de uma expressão booliana
Aprenda mais sobre aqui no site da Microsoft
— -
Esse foi um dos códigos realizados no começo do meu desenvolvimento.
Muito usado em entrevistas de emprego pra vagas júnior.
Obrigada pela leitura 🔍🌱